Projeto Integrado

De acordo com Jerry Yudelson em seu livro Projeto Integrado e Construções Sustentáveis a Edificação Sustentável é “aquela que considera seu impacto sobre a saúde ambiental e humana e, então, o diminui. Ela consome uma quantidade consideravelmente menor de energia e água em relação a uma edificação convencional, tem menos impactos sobre o terreno e, em geral, níveis mais altos de qualidade do ar interior. Também se preocupa em parte com os impactos de ciclo de vida dos materiais de construção, móveis e acessórios. Esses benefícios resultam de melhores práticas de desenvolvimento do terreno, opções de projeto e construção e dos efeitos acumulado da operação, manutenção, remoção e possível reciclagem dos materiais de construção e sistemas prediais”.

Não dá pra pensar em edificação sustentável sem pensar em Projeto Integrado.

O que é o Projeto Integrado? é a integração através de reuniões periódicas de toda equipe de profissionais de projetos (arquitetura, estrutura, elétrica, civil, mecânica, paisagismo, interiores), construtores, clientes, usuários, operadores, etc, ainda na fase conceitual do projeto com o intuito de otimizar as soluções de projeto, aumentar a eficiência dos sistemas, diminuir o custo final da obra, entre outros benefícios, por meio de uma análise precoce das inter-relações entre os sistemas, buscando a sustentabilidade da edificação.

Essa integração acontece antes do início de qualquer traçado de projeto.

A participação comprometida nessa etapa, de todas as pessoas que estarão envolvidas com a edificação durante sua vida útil, permite que o projeto seja concebido de forma a atender ao maior número de necessidades e premissas. Permite também que a equipe de projetos encontre soluções mais criativas e eficientes do que no método tradicional.

Para projetos residenciais o conceito é o mesmo! Envolver todos profissionais que lidarão com os projetos e a obra, cliente, usuários e até alguns fornecedores nas reuniões iniciais, cria a oportunidade de todos pensarem nas questões da sustentabilidade e contribuírem com ideias para o aumento do desempenho e eficiência e a diminuição dos impactos da reforma ou construção da edificação.

Posted in certificação, sustentabilidade and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *